5 problemas mais comuns na máquina de costura

É sempre um desafio iniciar os trabalhos no mundo da costura e logo se deparar com problemas na sua companheira de costura, a sua máquina. De repente ela trava, embola a linha, faz pontos horríveis. Às vezes, os problemas são muito simples de resolver com apenas uma lida no manual de instruções. Em outras, é necessário buscar um especialista que possa ajudá-lo com o problema. Neste caso, a Casa Almeida dispõe de profissionais que podem fazer a manutenção da sua máquina e lhe socorrer em casos como esse.
Mas voltando....baseados em pesquisas e no nosso conhecimento sobre o mundo das máquinas, listamos 5 problemas mais comuns que acontecem com as máquinas e separamos algumas dicas de como você pode resolvê-los.
1) Pontos irregulares e linha embolada no verso
Problema bem comum! Parte das dificuldades enfrentadas pelas costureiras novatas são a linha mal passada na máquina ou na bobina. Quando o ponto fica embolado no verso do tecido, geralmente o problema está na passagem da linha na parte de cima da máquina. Para resolver retire a linha e passe novamente desde o retrós, não esquecendo de nenhum ponto de passagem.

2) Pontos irregulares na frente
Quando os pontos ficam irregulares ou embolados na frente geralmente o problema está na passagem da linha ou encaixe da bobina (parte de baixo). Cheque se sua bobina está encaixada corretamente. Em algumas máquinas (bobina com encaixe frontal) a bobina deve sempre ser colocada na caixa com a linha se desenrolando no sentido horário. A linha fica firme, ao segurar a linha dentro da caixa de bobina ela deve sustentar e não desenrolar. Veja como é a colocação correta na sua máquina.
3) Pontos irregulares muito soltos ou muito apertados
Para resolver isso, ajuste a tensão do ponto. Toda máquina tem um regulador de tensão, em algumas fica na parte superior esquerda e tem números de 0 a 9. O número 5 é a tensão padrão e serve para a maioria dos pontos. Mas dependendo do tipo de tecido que estiver costurando e o ponto você pode ter que ajustá-la. Caso queira diminuir a tensão abaixe de 4 a 0. Para aumentar aumente de 6 a 9. Antes de começar a costurar a peça para valer teste sempre os pontos e ajuste a tensão num retalho extra. O ponto com boa tensão é fluído e bem distribuído tanto na frente como atrás. Ele não enruga o tecido.

4) Máquina fazendo um barulho estranho ao costurar, falha o ponto e ou emperra
O barulho pode ser causado por vários motivos.
a) Verifique se a sua AGULHA
– Não está torta ou danificada
– Está colocada corretamente no prendedor de agulha
– É de numeração apropriada para o tecido que está costurando
b) Verifique se a sua MÁQUINA ESTÁ LIMPA E LUBRIFICADA.
5) Agulha quebrando ou furando demais o tecido
O problema pode ser a própria agulha. Se a agulha está furando demais ou de menos cheque se está usando a agulha certa para o tipo de tecido que está costurando. Recomenda-se trocar de agulha a cada 12 horas de costura ou 6 horas quiltando, para garantir que a ponta esteja afiada. Cheque também se a agulha está devidamente encaixada e presa firmemente no suporte de agulha. Lembre-se que ela deve sempre ficar com a parte chata da haste virada para trás.
Esperamos que gostem das dicas! E se tem algo a compartilhar e a acrescentar ao nosso blog, pode comentar aqui abaixo!