Sublimação: como é feita?

Alguns dos nossos leitores pediram dicas sobre sublimação, e aqui vamos nós! Pra você que ainda não conhece a técnica, mas com certeza já viu aquelas estampas (fotos, desenhos ou cores personalizadas) um pouco mais elevadas nas roupas, que bem mais parecem com adesivo ou algum tipo de cola, vamos tentar explica-la de uma forma química e prática, para que quando estiver vestido em uma roupa com sublimação, já saiba como foi criada.
A Sublimação é um processo químico que ocorre quando transferimos a tinta em estado sólido para o gasoso, sem passar pelo estado liquido no local desejado.
Em alguns objetos como canecas, produtos em vidro e porcelana, por exemplo, com o uso de uma prensa térmica, a imagem gravada no papel transfere o conteúdo da arte para o objeto. A tinta utilizada no processo é diferenciada e chama-se tinta sublimática. Porém, o que mantém o objeto fixado é também a aplicação de uma resina de proteção, que garante a qualidade e durabilidade da gravação do conteúdo.
Já em roupas, não é necessário o uso de resinas, mas é necessário o cuidado de se utilizar tecidos com componentes sintéticos, evitando tecidos com propriedade de 100% algodão, sem visco elástico ou malha na composição, que são os ideais para este tipo de técnica.
A tinta para sublimação que está em seu estado sólido no transfer, passa para o tecido com o calor e pressão e evapora penetrando nas fibras do tecido.